domingo, 13 de março de 2011

Walter, Wellcome! 02/03/1972 - "A Peneira" Nº 138 - J.UM



WALTER, WELLCOME!


J.UM


Está entre nós Walter Passos. É o Walter, filho do Zé Passos e da Das Dores mesmo. Só o que tem é que não é tão cabeludo como os cabeludos daqui. Aperfeiçoou-se na arte de agradar e conquistar todo mundo. Ele é como o Israel, o Rogério e o Lolô, na especialidade de se comunicar com todo o mundo.
Os quatro anos que passou nos EEUU foram aproveitados minuto por minuto. Avaliem. Eu pensava que eu sabia um pouco de inglês e para tudo o que há nos livros e revistas continua de pé a minha crença. Mas, na questão de falar e entender acontece-me ter dificuldade de o seguir. Enquanto ele não tem nenhuma em compreender-me. Tenho jogado termos clássicos não usados em conversa e ele mata a coisa no ar, de uma bodocada. Eu tinha as minhas dúvidas quanto às opiniões diferentes sobre método antigo, sobre método áudio-visual, sobre gramática transformalista. Hoje, vejo que o FORUM, ótima revista sobre inglês e pedagogia de línguas, tem toda a razão quando tende a afirmar que qualquer língua se aprende mais depressa, mesmo quanto a ler e escrever, falando-se a língua diretamente.
Outra coisa. Meu cunhado Félix havia-me escrito que em Nova Iorque ou qualquer das grandes cidades dos EEUU o que mais se ouve nas ruas, lojas e empresas é o espanhol. Não tenho a convicção antiga muito tola de que uma língua seja mais bonita do que as outras e a elas superior. Mas acontece que o fator geográfico é um fator inevitável que conta definitivamente, junto com os meios de comunicação, para o predomínio de uma língua. Estamos tão habituados a pensar em termos de Ocidente que facilmente nos esquecemos da poderosa avalancha da raça amarela, do Japão, da China e da Índia. Mas, tirando-se a Europa, a Ásia e a África, e nesta o predomínio inglês vai crescendo, temos que admitir que o inglês é uma língua do Ocidente e que também no Ocidente é o espanhol, o italiano, fator de grande relevância para o predomínio da raça latina no futuro. Para nós brasileiros é utilíssima a generalização da língua espanhola, porquanto português e espanhol são línguas primas que não nos trazem problemas.
Walter me contou que muito se exagera aqui sobre o preconceito racial nos EEUU.
O americano é prático e não tem tempo de criticar os outros. Ele quer ver é a eficiência. Portanto, tratemos os que vão aos EEUU, de aprender inglês e habituar-nos a trabalhar. Assim, tudo será fácil.
Tenho grande prazer em poder afirmar, após vários bate papos com Walter, que o rapaz se tornou eficiente. Está apto a ser intérprete, a reger uma cadeira de inglês. Para se ensinar inglês, é necessária certa prática de conversa comum e de diálogo. A parte teórica, qualquer um aprende nos livros e prepara-se para dar a aula seguinte. Só o que há é que o Walter não é homem de ficar preso numa aula, pois quer trabalhar andando e aumentando o número de relações sociais. Estamos com um patrício valorizado, que tem muita coisa a nos contar e a nos ensinar. O Walter, felizmente, não sabe o que seja complexo. Tem o coração aberto a todo o mundo e o que deseja é conhecer mais gente e aumentar o número de amigos.
Os rapazes que se preparam para ir ao EEUU merecem nosso aplauso e colaboração. Nestes dias de viagem à lua, é necessário que o indivíduo siga o progresso das equipes e que, não só a Europa como desejava Napoleão, mas todas as nações da terra deveriam estreitar relações, para que o mundo todo viesse a ser como antes da confusão das línguas na Torre de Babel.
No Brasil, temos três unidades estupendas. A língua que é universal para nós brasileiros, a delicadeza a que se submetem todas as raças que para cá vêm, e quase uma unidade de religião. Aqui se prepara uma grande raça futura, no prognóstico de todos os que pensam em termos elevados. Tornemo-nos grandes, mantendo a bondade e aumentando a eficiência. Sem inveja a ninguém. Mas também com respeito a todos. Wellcome!


2 comentários:

  1. MEU DEUS DO CEU QUANTA EMOÇAO NUNCA IMAGINAVA DE UM DIA LER DE UMA SABEDORIA COMO ESTE GENIO INIGUALAVEL DE NOME DR RABELINHO MEU DEUS QUANTA EMOÇAO SO UM PRESENTE DE DEUS ESTE NOSSO CONTATO DR RABELINHO FAMILIA AGUIAR QUANDA SIMPLICIDADE BONDADE DONA MARIA AGUIAR DR RABELO ME LEMBRO DESTE MEU LIDER LEMBRO BEM DA MINHA CONFIANÇA NOS DIAS DE DEBATE NO FORUM EU AINDA ADOLECENTE E NAS POTAS DOS DEDOS ME PROSTAVA NO FUNDO DO SALAO DO FORUM SEMPRE REPARADO PELO ZE BROGOGE QUANDO CHEGAVA A HORA DE DR RABELINHO HOMEN DO SAO BENTO NAO ERA IMPORTADO DE LUGAR ALGUM SUBIA NO POMTO MAIS ALTO DO SALAO CHEIO DE PESSOAS PARA VER O DEBATE RABELINHO VERSOS DR KLEBER PROMOTOR QUE SEMPRE MANDAVA PRENDER MAS O RABELINHO COM SEU TAMANHINHO O ENFRENTAVA COM SABEDORIA E O DEBATE ENTRAVA NOITE ADENTRO E NA MANHA SEGUINTE ERA CERTO O HOMEN QUE A TODO INSTANTE TIRAVA DO BOLSO UM LENÇO MUITAS VEZES COM UM PRETO DE RAPE ERA MAIS UMA VEZ UM VENCEDOR LEMBRO AINDA DAS SUAS CAMINHADAS QUE DE POSSE DE UMA BENGALA A TODO INSTANDE ESPETAVA UMA MAMUCHA RUMO AO RITIRO DAVA A VILTA ATE NA DONA MOCINHA O RABELINHO E DONA MARIA QUE DEU A VIRGINOPOLIS FILHOS COMO O DR LUPICIANO SEMPRE COM SEU NARIZ SUADO O EDUARDO COM SUA BICHARADA NO QUINTAL A NETE SABEDORIA DEZ EM TUDO IA PRO GRUPO PRA NOS ENSSINAR 10 EM TUDO A CELINA MAIS CONSERVADORA PARECIDA COM A TIA T O JOAO BOSCO QUE CUIDAVA DOS ANIMAIS DO RABELINHO QUE MANTIA EMBAIXO DA CASA UM CURRAL E QUANDO NAO ESTAVA NA ENCIMA NO ESCRITORIO IA EMBAIXO APRECIAR SUA EGUAS AGRADEÇO SEMPRE POR TER NASCIDO NA MESMA CIDADE DESTAS FERAS DO BEM SIMPLICIDAEDE E MUITO AMOR EU FICARIA AQUI DURANTE TODA A NOITE FALANDO DOS RABELINHOS AMO VOCES COMO EU TAMBEM AMAVA OS BISCOITOS DA SANTA MARIA AGUIAR WALTER PASSOS BELEM RIO DE JANEIRO DEUS OS ABENÇOE

    ResponderExcluir