segunda-feira, 14 de março de 2011

Raça de Víbora - 18/01/1970 - "A Peneira" N° 93 - J.UM

RAÇA DE VÍBORA  


J.UM


Há quem ache que os Estados Unidos estão jogando dinheiro fora com viagem à lua. Há, nesse modo de pensar, um farisaísmo antigo e uma hipocrisia sob capa de humanitarismo e caridade.

Quando Madalena quebrou um grande vaso de alabastro e começou a ungir os pés de Jesus com o bálsamo precioso, achou a avareza e a falsidade de Judas que censurar, trazendo à baila, o eterno argumento dos pobres. Deu-lhe o Divino Mestre a resposta cabal, assinalando que, pobres, sempre os haveria e, dando a entender, que o Pai dos ricos e dos pobres era mais importante do que esses.

Os que clamam a favor da pobreza, são justamente os que, longe de a socorrerem, exploram ricos, medianos e pobres. Depois, se formos olhar o mundo somente pelo prisma da assistência, nada faremos, porque jamais conseguiremos extinguir a classe pobre, que, se é conseqüência da exploração de muitos, o é também da falta de iniciativa e de previdência, do gastar mais do que se ganha., da falta de uma razoável ambição, e em percentagem bem acentuada, da preguiça, do costume de pedir e de achar que os outros têm obrigação de trabalhar para os enroladores de bomba.

Que fez o comunismo pelos pobres? O comunismo, diretamente ou por seus guiados, palermas ou francamente mal intencionados, rouba de todos, assaltando bancos, seqüestrando aviões, incendiando canaviais, etc. Contra isso, vemos raros protestos na imprensa ou nos parlamentos.

Por que as nações todas ainda não policiaram com eficiência seus aviões? Porque nos bastidores ou dentro das próprias composições dos governos, estão assalariados do comunismo que pugnam pela economia ladravaz de Cuba e pelos interesses do maganão mais safado deste século, que se chama Fidel Castro.

Há o vezo de denegrir os Estados Unidos, quando são eles o único baluarte material do mundo do ocidente contra o predomínio e escravização de Moscou. O que há de asco, é ver muita gente que se diz católica, punir por tudo o que vem da Rússia e estar, sistematicamente, do lado errado. Os colunistas que combatem pela boa causa, necessitam deixar de delicadeza com gente ruim, que não tem breu de se confessar publicamente contra Cristo e vive a engazopar os outros. São piores do que os comunistas declarados, pois são hipócritas, lobos vestidos de cordeiros, do farisaísmo antigo. Essa gente que sob capa de religião (religião do nariz deles), quase diviniza a lua e dá a crer que é contra os desígnios da Providência sair o homem de seu cárcere de nascença e querer devassar o universo. Como se Deus não tivesse dado ao homem a natureza para seu domínio. Como o mundo teria ido para a frente, não tivesse havido os Bacons, os Galileus, os Colombos, os Pasteurs, os Edsons, os Santos Dumont. É assunto que dá para tomos e mais tomos. Pensemos como estaríamos sem a máquina a vapor, as fábricas de tecelagem, de fundição, de costura, toda a mecanização que proveio do cérebro e do trabalho de uns poucos homens que valeram por milhões. A vida dos antípodas seria impossível. Ela o era não para um seu qualquer, mas para Santo Agostinho, uma das maiores cerebrações que a terra já produziu. No entanto, olhem as duas Américas, olhem os Estados Unidos produzindo mais do que todo mundo de antes de 1492.

Se o homem vale pelo pensamento, como disse Pascal, mesmo que não adviessem vantagens das pesquisas na lua, que conquista para o espírito humano ter conseguido se arrancar o homem da terra e, vencendo a força tremenda da gravidade, arremessar-se ao espaço, percorrer 64 mil léguas e pousar na lua e ver-lhe a face oculta que nenhum homem jamais vira? Quantas descobertas, quantos aperfeiçoamentos não se levaram a cabo e que, só elas e eles, constituem um avanço de respeito no campo da ciência, com possibilidades que ainda se não avaliam para o conforto, a saúde, a segurança da humanidade.

Tenhamos memória, recordemo-nos de quando devoramos as ficções científicas de Júlio Verne e vejamos se havia, em 1920, por exemplo, alguém que acreditasse realizável o desembarque do homem, algum dia, na lua. Maior do que a realização material do programa, foi a verificação em geral exata dos cálculos dos cientistas de há anos sobre o que aconteceria na viagem espacial, as reações do meio, os efeitos da temperatura, a levitação, etc. Que precisão matemática do tiro à lua, com o desconto exato de sua nova posição no espaço à hora da alunissagem!

Quem refletir sobre tudo isso, quem tiver consciência da importância do momento histórico atingido, deixará de lado o obscurantismo e o farisaísmo, e terá para com Deus a atitude única conveniente: de Lhe agradecer ter dado ao bichinho da terra, tão pequeno, uma inteligência tão aguda e uma coragem tão assombrosa.

Graças a Deus que a Rússia está contra os judeus na questão do Oriente, o sinal mais do que certo do tombo dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário