terça-feira, 22 de março de 2011

Do São Bento ao Caraça: O Olivier - 27/12/1970 - "A Peneira" nº 115 - J.UM


DO SÃO BENTO AO CARAÇA: O OLIVER

J.UM


            

Era nesse tempo procurador do Caraça o Padre Leopoldino Caldeira, recém chegado de Dax, onde fizera Teologia. Alto, espigado como uma bengala, claro, rosado, bonitão, simpático, alegre e cordial. A vida reclusa de estudantes nas congregações religiosas não prepara o homem para as lutas do mundo. O dinheiro não tem valor para eles. Não têm justa ambição. Só levam em linha de conta o mundo intelectual e moral. Surgem, entretanto, os indivíduos com visão econômica inata e descortino para a administração. Padre Leopoldino, apesar de novo, era um homem que enxergava.
            Ora, pois, nesse tempo, chega às faldas da Serra do Caraça, para o lado do Engenho, um inglês radicado no Brasil de nome Oliver. Diferente dos de sua raça, era alegre e folgazão. Começou a freqüentar o colégio e estreitou amizade com o Padre Leopoldino.
            Uma do Oliver: o Irmão Mariano Curto, apelidado Irmão Futrica, era um espanhol que fora soldado. Abandonada a farda e a farra, entrara para a Congregação aos vinte e nove anos. Tinha do soldado e do espanhol o porte altivo e ereto. Meio zureta, era, entretanto, alma piedosa e ótimo padeiro. Ora, em 1922, ia o Irmão Futrica completar cinqüenta e oito anos rijos e desempenados. Meteu-se-lhe, porém, na cabeça que ia morrer naquele ano, pois, ao entrar na Congregação, pedira a Deus outro tanto de vida para o servir. Ora, cinqüenta e oito é o dobro de vinte e nove. O negócio estava feio. Irmão Mariano andava triste e batendo o terço em todas as horas vagas. Certo dia, conversavam o Oliver e Padre Leopoldino, quando passou o Irmão Mariano na sua tristeza e batendo o terço. Oliver perguntou ao Irmão Futrica porque andava tão triste. Sabedor do motivo, disse-lhe: - ora, Irmão Futrica, o senhor está precisando é de se rifar.
            Passam-se os dias e verificou o Padre Leopoldino que o Oliver estava violando as divisas do Caraça de que era confrontante. O padre chamou-lhe a atenção, mas a violação continuou. Mandou-se um portador a lhe pedir que não invadisse os terrenos do Caraça. O Oliver mandou-lhes de resposta que estava no que era dele e que, se o sertanejo estava achando ruim, tinha uma bala para ele. Padre Leopoldino era filho do Orlando Caldeira, negociante na antiga São João Batista, no nosso nordeste. Daí o epíteto de sertanejo que lhe deu o Oliver.
            Não foi nada não. Padre Leopoldino vestia batina, mas tinha calça de macho por baixo dela. Mandou arrear a besta melhor, que, por sinal era meio de dúvida, pôs a cartucheira a tiracolo e desceu a serra. Chegando ao terreiro do Oliver, mandou chamá-lo e foi lhe dizendo que o sertanejo tinha vindo para trocar tiro com o bife inglês. O inglês não saiu para fora, porque não era nenhum bobo, limitando-se a dizer ao padre que esperasse os filhos voltarem do Espírito Santo. Respondeu-lhe o sacerdote que quando chegassem os jagunços dele e quisessem se enrolar com o pai para ajustarem contas, era avisá-lo, que ele vinha ao terreiro topar com todos.
            Eta Padre Leopoldino que valia bem uma pipoca!
           Como procurador da casa, dirigiu-se então ao visitador, Padre Eugênio Pasquier, pedindo-lhe autorização para contratar advogado e entrar em Juízo contra o Oliver. Respondeu-lhe o visitador que o Caraça tinha muita terra e que não valia a pena. Padre Leopoldino ficou revoltado, mas não teve remédio senão deixar a questão em ponto morto.

Lobo-guará no Caraça
                Salva reverentia, não basta santidade, como a tinha o visitador, para os postos de comando. É preciso fibra. Vivemos uma vida toda na terra. Somos responsáveis pelos bens materiais que apenas administramos. Se podemos renunciar ao que é nosso, temos que lutar quando administramos o que é dos outros. O Caraça tem muitas terras, é verdade, mas compradas com o sacrifício do Irmão Lourenço e com o seu dinheiro ou doadas por gente piedosa. Se lhe toma hoje uma parcela, e não há reação, amanhã outra e outra poderá ser lhe tomada. Padre Leopoldino reagiu à altura da provocação e invasão injustas. Era homem excelente, mas assomado. E, se o Oliver promovesse na espingarda ou no revólver, era certo como dois e dois são quatro, que a espingarda do Padre Leopoldino cantava. E teria a seu prol a legítima defesa da própria pessoa e do direito de outrem.

um dos vales do Caraça

água no Caraça



Nenhum comentário:

Postar um comentário