terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pátria – 29/09/1971 - “A Peneira” Nº 127- J.UM



PÁTRIA 


J.UM





Pátria

pensando em ti,

estou mais perto

da natureza elementar.

Quando o meu coração

junto a ti pulsa,

é que me sinto viver

é que me sinto sonhar.



Tu, Pátria,

entre as grandes mães das tribos humanas,

és a maior e a mais linda.

Todo o meu afeto em ti se encerra,

e toda a minha vida em ti começa

e em ti finda.

Tudo que é belo, real e humano

em ti acontece.

Quero sentir-te o cheiro de mulher 

sadia,

quero ouvir a música de tuas florestas

e de tua passarada.

Quero aspirar o perfume

de tuas flores silvestres,

fascinar-me do fascínio

de tua estranha beleza.



Pátria toda minha,

do Cristo do Corcovado

despertando o gigante,

às fraldas verdes dos Andes;

dos pampas do gaúcho altivo

aos chãos lancinantes

onde habita o cangaço

e mora o sertanejo forte.

Brasil que és todo meu, de sul a norte.



Pátria, mulher bonita,

mãe do Tiradentes e do mineiro duro,

quero dormir junto aos teus seios de Pomona.

Sonhar com teu porvir de grandeza,

inscrito nos pórticos gigantes

de teu Partenon:

“Brasil, país do futuro”






Nenhum comentário:

Postar um comentário