terça-feira, 22 de outubro de 2013

Se... 16/01/1972 - "A Peneira" Nº 136 - J.UM

 
SE...  

J.UM















Se minha vida,
se a estrada de minha vida
fosse toda asfaltada de versos.

Se a palavra,
se o que há dentro da palavra,
a imagem,
eu pudesse transmitir aos outros,
em todas as suas conotações,
eu seria um poeta.

Se eu pudesse responder
a todas as interrogações
que me malferem o entendimento,
eu seria um sábio.

Se não houvesse Cains contra a bondade,
Putifares contra a inocência,
Herodes contra a justiça,
seria a terra um éden.

Se eu fosse incapaz
de dar honra ao mérito,
meu horizonte seria
mais negro que o céu da lua.
Se ela lesse os meus versos,
se fingisse prezá-los,
renasceria em minha alma
uma vaga lembrança
dos séculos remotos,
da infância do mundo;
Os dedos lânguidos da brisa
acariciar-me-iam os cabelos brancos,
os perfumes das flores,
a essência da bondade do Cosmos,
visitariam as salas desertas,
da minha alegria de criança,
e a minha vida,
a estrada da minha vida,
ficaria asfaltada de versos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário