sábado, 23 de novembro de 2013

Dr. Rabello - Nosso Advogado no Céu - 07/04/1972 - “A Peneira” Nº 139


Dr. Rabello – Nosso Advogado no Céu 


Amilar da Cunha Menezes



Dr. Rabello



Virginópolis em eclipse. Seu grande sol se escondeu atrás da cordilheira da morte. O maior luminar desta terra, o gênio desta região, a enciclopédia, o tribuno, o poeta, humanista, o orgulho patrocinense. Nosso intelectual, nossa cultura, nossa tradição: Dr. José Rabello Campos.
A Peneira, em especial, se viu no mais negro dos lutos. Foi-se seu cronista maior. Seu incentivador primeiro. Seu editorialista de pulso.
Nós perdemos o grande amigo. O irmão mais sábio. O pai extremoso. O amigo sincero.
Em luto, não temos condições psicológicas para meditar e externar a sua grandeza. Só Deus sabe o quanto de dor se abateu sobre nós e por sobre Virginópolis. Só Deus sabe quantas gerações se sucederão até que apareça outro vulto semelhante. Você, Dr. Rabello, foi demais. A falta que você está fazendo para a gente é de anestesiar a alma. A cidade talvez não saiba ainda aquilatar o quanto ficou mutilada. Perdeu a sua cabeça. Perdeu a sua sabedoria. Perdeu a sua voz.
Entre o gigante que você foi, mestre, ressalto aqui somente esta virtude impossível de ser praticada entre nós: - você não falava mal dos outros.
Quando Deus nos der tranquilidade e alguma resignação ante tamanha dor, algum esforço faremos para revelar a quem não te conhecia, o maravilhoso que foi.
O Ginásio e Colégio Normal ficaram de luto oficial e ofereceram bonita missa. Os grupos escolares também. Na Câmara Municipal houve sessão  de homenagem póstuma e seu salão de sessões passou a se chamar “Salão Dr. José Rabello Campos”. A prefeitura decretou feriado e luto oficial por três dias, constando do decreto tais considerandos:
- Considerando a irreparável perda sofrida por Virginópolis, com falecimento do DOUTOR JOSÉ RABELLO CAMPOS, ocorrido dia 1º de Abril do ano em curso.
Considerando tratar-se da figura exponencial que foi, em todos os setores de nossa vida comunitária, quer como simples cidadão, quer como representante, de fato e de direito, das nossas maiores causas, particulares ou públicas.
Considerando seus assinalados serviços, em prol de seu povo, desde o exemplar chefe de família que foi, às culminâncias da tribuna, da singeleza dignificante de sambentista autêntico até à mais alta legação política, ora na presidência da Câmara Municipal, ora à frente serena da representação republicana.
Considerando sua relevante missão de porta-voz de todos os nossos anseios, aqui na representação oficial de nossa gente, em solenidades festivas ou em cerimônias de luto, ali propugnando pela justiça, verdade, honradez e quaisquer outros valores; mais adiante na defesa dativa de muitos e, em outra parte, como enciclopédia viva de todas as nossas dúvidas, repositório de nossas melhores tradições;
Considerando sua missão dedicada e sacrificadamente zelosa, por anos a fio, no magistério, onde deu o melhor de si pela juventude estudantil;
Considerando o grande humanista, caracense de escol, apaixonado pelo estudo que fez dele lídimo clássico, helenista e latinista exímio, afeito às letras germânicas, e tendo o francês e inglês também como línguas maternas, o que o fez nosso diplomata para quaisquer circunstâncias; tendo, até na música, elevado nossa representatividade, assim como na poesia e na crônica;
Considerando, enfim, ter sido o DOUTOR JOSÉ RABELLO CAMPOS o filho de Virginópolis que, em vida, já se tornara o maior patrimônio desta terra, resolve decretar feriado o dia de hoje e luto oficial por três dias.


Dr. Amilar

Nota: Dr. Amilar da Cunha Menezes, advogado, professor, ex-vereador, homem de vasta cultura, Editor de "A Peneira" e particular amigo do Dr. Rabello, . 
Celina Rabello









Nenhum comentário:

Postar um comentário