sábado, 23 de novembro de 2013

Biografia - Texto de José Lupciano Rabello Campos



BIOGRAFIA





José Rabello Campos, Zezé para os familiares, Rabellinho para os amigos, nasceu em Virginópolis a 02 de novembro de 1904. Filho de José Ferreira Campos e Jovelina Campos Netta (Jovelina Rabello Netta - nome de solteira). São seus irmãos: Francisco Rabello Campos (Sr. Chiquinho Campos), Maria Efigênia Rabello Campos (Dª Nica) e Maria de Lourdes Rabello Campos (Dª Lourdes Campos Magalhães).

Fez as primeiras letras com D. Augusta Campos do Amaral sua tia-avó, que foi, posteriormente, a primeira professora pública do município.
Vinha a pé da Fazenda São Bento, local onde nasceu e que amou profundamente, tema de magníficas crônicas publicadas no jornalzinho “A Peneira”. Este trajeto diário para estudar, era de 12 quilômetros: 06 para vir à cidade e 06 para voltar. Aliás, este hábito das caminhadas, nunca o perdeu. Fazia-as em benefício da saúde, mas muito mais para apreciar a natureza e respirar o ar puro do campo.
Recebeu o diploma do antigo curso primário no Grupo Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, hoje Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio.
Aos 11 anos foi para o Caraça onde cursou os estudos preliminares e depois foi para Petrópolis, onde estudou Filosofia e Teologia.
Em 1927, depois de 12 anos de acurados estudos, foi residir em Belo Horizonte, onde lecionou no antigo Ginásio Mineiro, Colégio Arnaldo e Escola Regimental da Polícia Militar onde recebeu, por mérito, a patente de Coronel (ver registro na carteira da OAB, imagem abaixo).
Formou-se em Direito pela  Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, então conhecida por Escola de Minas (conforme registro na sua carteira de Advogado - OAB - e imagem no final do texto),  e a seguir, foi advogar em Guanhães e em sua terra natal.
Ali, teve vida ativa em todos os setores. Participou sempre das campanhas cívico-religiosas. Professor de História Universal e Línguas Estrangeiras no Ginásio local.
Na política, foi presidente de diretório, vereador em várias legislaturas e Presidente da Câmara.
Intelectual completo, grande bagagem cultural, foi poeta, cronista, orador de fama e mérito, matemático, músico, poliglota.
Estudou inglês sozinho, ficando em vigília até à madrugada para estudar e ouvir inglês na rádio BBC de Londres. Depois, no ICBEU, em Belo Horizonte, prestou exames e recebeu o célebre diploma de Michigan, dos Estados Unidos.
Indispensável em toda cerimônia cívica. Seus discursos, sábios e inflamados, arrebatavam a platéia. Sempre falou de cor e, muitas vezes, de improviso.
Na tribuna, onde suas defesas e o imbatível de sua lógica obrigavam ouvintes a remissões a Padre Vieira e Ruy Barbosa, apanágios de eloquência nos púlpitos da melhor retórica e oratória do Brasil.
Casou-se com a admirável Maria José de Aguiar Coelho, em 05 de junho de 1947 e tiveram os filhos: José Lupciano Rabello Campos, Annette Maria Rabello Campos (hoje, Campos Leite), Eduardo Parmênio Rabello Campos e Celina Consuelo Rabello Campos
Precocemente desaparecido, faleceu em 1º de abril de 1972, vítima de câncer.
Infelizmente, com tão rica produção literária em prosa e verso, não deixou livros publicados. Adotou como pseudônimo “J.UM”.

Texto de José Lupciano Rabello Campos, seu filho, também advogado e seu grande admirador.

   


  








Nenhum comentário:

Postar um comentário